;      

03/10/2013

(12) As minhas leituras: A Guerra dos Tronos por George R. R. Martin (1# GoT)

Olá belezas!
O livro A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da série Crónicas de Gelo e Fogo.  A Game of Thrones é o nome pelo qual é melhor conhecido devido à série da HBO que se inspirou nesta série de livros do inigualável George R. R. Martin.
Confesso que primeiro conheci a série e só depois os livros mas nem isso lhe tirou a magia - aliás, só ajudou a construir melhor, a imaginar melhor Westeros dentro da minha cabeça, com todos os detalhes e cenas que não apareceram durante as seasons já lançadas. 


Sinopse Wook:

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.

A minha opinião:
Contém Spoilers - Leiam apenas se ainda não leram, se não tiverem qualquer interesse em ler ou se não se importarem de saber factos antes de lerem)

A primeira coisa que quero destacar neste livro é a maneira como está estruturado. 
O livro é escrito na terceira pessoa mas no ponto de vista de cada personagem - tanto que não há capítulos mas sim partes da vida daquela personagem. 
Por exemplo, o capítulo abaixo é no ponto de vista de Eddard Stark, uma das personagens mais acarinhadas pelo público.

A história, a complexidade dos eventos, a perfeição da caracterização das personagens, tudo faz com que a obra seja uma das mais aclamadas de sempre, tornando, por muitos, um grande sucessor de Tolkien e dos seus anéis. 
Neste livro, podemos contar com o ponto de vista de muitos personagens importantes e interessantes que se cruzam com uma precisão incrível, apesar de em "capítulos" diferentes. No entanto, visto que cada personagem tem partes dedicadas, achei estranho, dada a importância de certas personagens na história como por exemplo Cersei, não terem também partes sob o seu ponto de vista.
Os grandes acontecimentos acontecem entre Winterfell e King's Landing, sendo que a estrutura do livro ajuda a acompanhar os acontecimentos nestes dois sítios, tornando a leitura fácil e viciante. 
Achei que o papel da adorável Khaleesi foi bastante reduzido, dada a importância dela. Julgo que na série, teve bastante mais destaque,o que eu acho óptimo, uma vez que é uma das personagens que eu mais admiro. 
Como podemos constatar com outras obras que foram adaptadas de livros para a televisão, também em A Guerra dos Tronos podemos ver que a série é fiel mas que escapam muitos pormenores. Um dos grandes motivos para tanta agitação entre Winterfell e Kings Landing é a morte da Mão do Rei, Jon Arryn. Na série, são muitos os detalhes que escapam, tornando o livro muito mais elucidativo e convidativo.
Uma coisa que adorei no livro são os anexos no final da história. Explicam e conta um pouco da história de cada Casa importante - nomeadamente da Casa Stark, Casa Lannister, Casa Tully, Casa Greyjoy, Casa Martell, Dinastia Targaryen and so on.
Como não podia deixar de ser, estou ansiosa por pegar no próximo volume - A Muralha de Gelo.

Alguns dos personagens da série.

Como a Wook é a melhor livraria a nível nacional, disponibiliza-te as primeiras cem páginas do livro. 

Vais arriscar?
Até ao próximo post,